quinta-feira, 11 de março de 2010

3º Fórum Internacional Criança e Consumo



Encontro com jornalistas

O 3º Fórum Internacional Criança e Consumo vai repetir a experiência de sua última edição, quando promoveu um encontro especialmente voltado para a imprensa.

Os jornalistas estão convidados a participar de um brunch e de um workshop em 16 de março com o cientista político Benjamin Barber e a psicóloga Susan Linn, ambos norte-americanos. O workshop será mediado por Helio Mattar e tem o objetivo de antecipar os temas que serão abordados nas mesas de debate do Fórum – Honrar a Infância, Refletir o Consumo e Brincar.

Além do consumismo infantil

O Fórum Internacional Criança e Consumo chega à terceira edição. Desde 2006, quando o evento foi realizado pela primeira vez, os impactos negativos da mercantilização da infância têm sido discutidos.

Neste ano, o debate propõe uma reflexão mais ampla de como a violação dos direitos da criança e o hiperconsumismo desencadeiam problemas ambientais, econômicos e sociais. Também será contemplada a diminuição das brincadeiras criativas, essenciais ao desenvolvimento humano.

Assim, o 3º Fórum realizará três mesas de debate – Honrar a Infância, Refletir o Consumo e Brincar – com profissionais e pesquisadores de diversas áreas.


Frei Betto é um dos palestrantes
Frade dominicano e escritor, assessor de movimentos sociais. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Com 51 livros publicados, escreve para vários jornais e revistas e profere palestras no Brasil e no exterior.

Palestra: O que a família espera da criança? Ser cidadã ou consumista?
Consumismo infantil: desejo ou necessidade?
Criança em anúncio: pedofilia virtual?
Passeio socrático: shopping, templo de consumo?

Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário