1. DIRETOR E VICE-DIRETOR
- Coordenar a gestão escolar sob os aspectos técnico pedagógicos e administrativo-financeiros;
- Promover a inserção da comunidade na Unidade Escolar, estabelecendo parceria com esta comunidade intra e extra escolar para discutir suas questões;
- Fortalecer a gestão democrática dentro da unidade escolar;
- Estar receptivo a sugestões e críticas.
2. ALUNO - Participar das decisões que dizem respeito ao projeto pedagógico da sua Escola, tornando-se sujeito de sua historicidade;
- Expressar as insatisfações de seu segmento, apresentar propostas de solução para os problemas vivenciados e se tornar coresponsável pela concretização de tais propostas;
- Discutir as idéias com seus colegas, socializando as decisões e contribuindo para a formação da consciência cidadã.
3. PROFESSOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO - Embasar/orientar teórica, metodológica e didaticamente o corpo componente do colegiado escolar;
- Discutir com os demais segmentos uma Proposta Pedagógica que assegure o respeito à identidade do aluno, a apropriação e produção de conhecimentos relevantes e significativos para o educando, de forma crítica.
- Transformação da realidade social; a mudança da compreensão do que é ensinar e aprender; estímulo à curiosidade e criatividade do aluno; a democratização das relações na escola; o resgate da
identidade do educador e a interação comunidade-escola como' espaço de valorização e recriação da cultura popular; - Aproveitar seus intervalos ou horários de trabalho coletivo para realizar discussões com o seu segmento;
- Favorecer a presença de pais e alunos na condução do processo pedagógico da Unidade Escolar.
4. PAI E MÃE DE ALUNO OU RESPONSÁVEL LEGAL - Participar ativamente do Colegiado, analisando, discutindo e supervisionando ações administrativas, financeiras e pedagógicas; . reunir-se com o seu segmento e encaminhar propostas de interesse das famílias no que se refere à educação de seus filhos;
- Manter-se em estado de permanente vigilância para, em parceria com os demais segmentos, buscar caminhos para a melhoria da qualidade do ensino que é oferecido a seus filhos
5. FUNCIONÁRIO DA UNIDADE ESCOLAR - Estar próximo ao aluno, reforçando-lhe a consciência da preservação do patrimônio público e da higiene do seu espaço físico;
- Atuar com a convicção da importância do seu trabalho como apoio indispensável ao melhor desempenho do Projeto Pedagógico da Escola;
- Trabalhar as relações interpessoais com o seu próprio segmento e com os demais.
- Aproveitar seus intervalos ou horários de trabalho coletivo para realizar discussões com o seu segmento.
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